GALILEU - Software de Gestão Escolar

Pedagogia Waldorf e a formação de seres humanos

“A educação Waldorf não é um sistema, mas uma arte: a arte de despertar o que realmente está dentro do ser humano.”

Rudolf Steiner

Em 1919, o filósofo alemão Rudolf Steiner, a pedido do dono de uma fábrica de cigarros, a Waldorf, no pós-guerra desenvolveu a pedagogia com o mesmo nome da empresa para atender os filhos dos operários desta fábrica. A Pedagogia Waldorf acredita que para conseguir um bom desenvolvimento intelectual é necessário existir uma base emocional sólida.

Essa visão bem como o estudo de todas as fases evolutivas do ser humano, foram desenvolvidas a partir do olhar da Antroposofia, uma ciência espiritual também criada por Rudolf Steiner.

Rudolf Steiner

Características da Pedagogia Waldorf

  • Tem como objetivo desenvolver os alunos de maneira equilibrada e integrada, considerando as características essenciais do ser humano que são o pensar, o sentir e o querer;
  • Enquanto as metodologias de ensino tradicional tem como foco o vestibular, através de materiais didáticos apostilados desde cedo, o Waldorf valoriza o desenvolvimento integral da criança, por meio do brincar, do contato com a natureza e das artes;
  • Nós só somos um ser humano, no sentido mais amplo da palavra, e só somos um ser humano completo quando brincamos;
  • O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas atividades artesanais específicas para cada idade;
  • A pedagogia Waldorf incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os estudantes a um pensamento livre e autônomo.
  • Há nessa pedagogia o respeito por todas as religiões, porém esta não terá razão de ser, senão baseada na Antroposofia (Filosofia espiritual).

​Fundamentos​

Cada criança é única: A Pedagogia Waldorf baseia-se no respeito à individualidade de cada criança e no desenvolvimento dos seus próprios talentos e capacidades, levando-se em conta o temperamento de cada um. Esta concepção considera as diferentes características das crianças e jovens em formação.

Tudo a seu tempo: A Pedagogia é pautada pelo respeito às fases de amadurecimento dos alunos, cuidando para não estimulá-los e sobrecarregá-los com conteúdos que ainda não têm maturidade física, emocional e intelectual para absorver e praticar, mesmo se mostrando capazes de responder, se estimulados. As aptidões e conhecimentos são introduzidos quando os alunos estão prontos para adquiri-los, o que lhes assegura a qualidade e a consistência dos aprendizados.

Querer, sentir, pensar: O ensino Waldorf estrutura-se na constituição orgânica, sistemática e gradual de três aspectos do desenvolvimento das crianças e jovens – o volitivo (querer/fazer), o emotivo (sentir) e o cognitivo (pensar), respeitando as idades de amadurecimento de cada um.

Como funciona uma escola Waldorf?

É contra a Pedagogia Waldorf uma sistematização do ensino, porém algumas atividades são comuns em várias escolas, assim o aluno do jardim de infância teria como atividade o brincar livre e o dirigido, pintar, modelar, recortar, dramatizar, arrumar e organizar todo o ambiente para o lanche, desde pôr a mesa até lavar e guardar as louças, regar plantas, arrumar a sala, guardar brinquedos.

Tudo isso sem constrangimento, naturalmente.

Neste processo o professor não deve ordenar quem fará as atividades e sim sugerir que estas sejam desenvolvidas, assim cada aluno será capaz, por meio de seu querer, executar alguma atividade.

Neste nível, cada sala deveria ter um pátio com alguns obstáculos como pequenos morros, árvores, balanços, gangorras entre outros. (Fonte: Bachega, C. A. (2016). PEDAGOGIA WALDORF, UM OLHAR DIFERENTE À EDUCAÇÃO. ANAIS DO SCIENCULT, 1(1)

A avaliação dos alunos é baseada nas atividades diárias, que resultam em boletins descritivos.

O progresso dos alunos é exposto detalhadamente em boletins manuscritos, nos quais são mencionadas as habilidades sociais e virtudes como perseverança, interesse, automotivação e força de vontade.

Hoje essa pedagogia conta com mais de mil escolas independentes e dois mil jardins da infância no mundo inteiro, no Brasil temos em torno de 80 escolas cadastradas na Federação das Escolas Waldorf no Brasil.

Se interessou sobre a metodologia Waldorf? Comente e compartilhe com toda a comunidade escolar.

Até a próxima!

Comece uma transformação em sua escola

Mais eficiência, produtividade e economia de tempo e dinheiro

Faça uma avaliação gratuita. Não é necessário usar cartão de crédito.

Crie sua conta gratuitamente no GALILEU

Faça uma avaliação gratuita. Não é necessário usar cartão de crédito.

GALILEU - Software de Gestão Escolar

Horário de Atendimento:

Segunda a Sexta-feira – 08h00 às 12h00 | 13h00 às 17h00

Dúvidas e Suporte: (14) 3026-6468 | 3026-4669 | suporte@sistemagalileu.com.br

Comercial e Financeiro: (14) 99756-9807 (WhatsApp) 

INOVASIE

GALILEU é um serviço desenvolvido pela INOVASIE – 14.397.198/0001-01

Rua João Albano, 108 – Jardim Matilde

Ourinhos/SP – CEP: 19901-050

Que bom ter você por aqui novamente!
Já estávamos com saudades 💚

Ficou alguma dúvida sobre o GALILEU?
Que tal bater um papo pelo WhatsApp?