Empreendedorismo na escola e o envolvimento da comunidade

Empreendedorismo na escola e o envolvimento da comunidade

Eu aposto que na infância você já brincou de vender pulseirinhas feitas de miçangas, desenhos e até suco de limão na frente de casa, estou certo?

E, provavelmente você não sabia que estava iniciando uma prática muito importante: o empreendedorismo.

O empreendedorismo pode ser entendido como a capacidade de identificar problemas e oportunidades, e a partir disso, desenvolver soluções criando algo positivo para a sociedade.

A educação empreendedora é motivadora aos alunos principalmente na construção de ideias inovadoras, e auxilia a formação de cidadãos críticos e autônomos.

Como vimos, é possível trabalhar com a Educação Empreendedora tanto com crianças como adolescentes (e até mesmo adultos, se estivermos falando de faculdade).

O empreendedorismo e a educação podem até parecer dois universos distantes, mas com um olhar apurado é possível identificar que a criação de projetos e soluções para problemas complexos, uma prática característica do empreendedorismo, também é importante nos processos de aprendizagem de jovens.

Até mesmo a proposta do Novo Ensino médio inclui o tema nas escolas!

Transformação de práticas na escola:

  • Cocriação
  • Colaboração
  • Corresponsabilidade
  • Escuta
  • Experimentação
  • Metodologias ativas
  • Riscos/aceitação de erros.
  • Desenvolvimento de liderança;
  • Senso de responsabilidade;
  • Aumento de independência.

“A educação empreendedora visa estimular o desenvolvimento de competências para que crianças e jovens cresçam empoderadas, autoconfiantes e certas de que são capazes de realizar seus sonhos e projetos de vida” define especialista em Cultura Empreendedora do Sebrae.

Para desenvolverem seus projetos pedagógicos, as escolas podem contar com apoio de ONGs e entidades que desenvolvem projetos voltados ao empreendedorismo.

Uma forma para começar a se aproximar da equipe docente e contagiar positivamente a escola com os valores da Educação Empreendedora é propor inovações na própria gestão escolar, como criar um plano de ação para implantar oficinas de estudo, pesquisa, construção de conhecimentos e experimentação de práticas pedagógicas sobre o tema.

Por fim, formar cidadãos autônomos e proativos e construir relações interpessoais saudáveis são objetivos-chave da Educação empreendedora.

Comece uma transformação em sua escola

Mais eficiência, produtividade e economia de tempo e dinheiro

Faça uma avaliação gratuita. Não é necessário usar cartão de crédito.

GALILEU - Software de Gestão Escolar

Contato

Suporte: suporte@sistemagalileu.com.br

Telefone: (14) 3026-6468 / (14) 3026-4669

WhatsApp Comercial: (11) 93346-2927

Que bom ter você por aqui novamente!
Já estávamos com saudades 💚

Ficou alguma dúvida sobre o GALILEU?
Que tal bater um papo pelo WhatsApp?