GALILEU - Sistema de Gestão Escolar

Enviando !
Por favor, aguarde enquanto enviamos sua solicitação !

Inovasie IT Solution

1/4

(14)3026-6468 (14)99713-9018 | (14)98177-3550

Gestão Escolar

Afinal, o que é gestão escolar e qual sua finalidade?

Certamente você já deve ter se deparado com o assunto Gestão Escolar, mas afinal de contas: qual é a sua finalidade, quais os seus pilares, e como a sua escola pode se beneficiar de uma boa gestão escolar?

Podemos resumir que a gestão escolar é um grande sistema formado por alguns (pilares) subsistemas.

O que é gestão escolar?

Por exemplo: imagine um conjunto de engrenagens que devem funcionar em sincronia, de acordo com um objetivo determinado, assim é a gestão escolar. Essas engrenagens em perfeita harmonia são equivalentes às áreas de um instituição de ensino, como: pedagógico, financeiro, administrativo, biblioteca, etc., e que funcionam de forma independente, no entanto devem convergir para um único objetivo: a gestão escolar.

Diferente da administração escolar ou acadêmica, a gestão escolar é um conjunto de ações que visa definir/melhorar os processos de uma instituição de ensino como um todo, envolvendo todas as áreas, e principalmente pessoas. O principal objetivo de uma boa gestão escolar, é a aplicação de estratégias para que todos esses 2 P’s (processos e pessoas) envolvidos no dia a dia da instituição de ensino possam garantir melhor funcionamento e consequentemente melhoria dos serviços prestados (educação), e assim fortalecer ainda mais a integração entre escola, alunos, pais, e professores.

Gestão acadêmica e pedagógica

O foco deve estar na melhoria contínua do ensino, definição de metas, criar estratégias que contribuam para um melhor processo de aprendizagem, incentivando um ensino de maior qualidade por parte do corpo acadêmico, e atrair os alunos para extrair o melhor resultado desse processo.

gestão acadêmica e pedagógica

Gestão financeira

gestão financeira

Uma boa gestão financeira faz toda a diferença dentro de uma instituição de ensino. Nesse processo, o gestor deverá ser capaz de administrar todas as receitas e despesas, manter um equilíbrio no caixa da instituição, além de controlar de forma eficiente a inadimplência.

Se a gestão financeira da escola vai bem, todos os demais processos certamente serão beneficiados. Para uma boa gestão financeira, é indispensável a utilização de ferramentas para maior controle, precisão e segurança das informações.

Gestão de comunicação

gestão de comunicação

A comunicação é essencial em qualquer área de atuação, e principalmente dentro de uma instituição de ensino onde estão presentes diferentes agentes, como: pais, alunos, professores, direção, funcionários, etc. É suma importância que a instituição de ensino incentive a comunicação, seja transparente em seus objetivos, e mantenha todas as partes informadas. Além, de facilitar o acesso às informações do aluno de forma simples e ágil para os pais, professores e demais setores da instituição.

Gestão administrativa

gestão administrativa

É nesse processo que o gestor deverá entender sua instituição como uma empresa, e zelar por ela de forma que todos os recursos (físicos, financeiros, etc.) sejam muito bem administrados e distribuídos. A utilização de novas tecnologias para melhoria do processo como um todo, poderá garantir um melhor resultado na gestão.

Gestão de pessoas

gestão de pessoas

Pessoas e processos são os 2 P’s que fazem a diferença em qualquer organização. Pessoas motivadas e valorizadas são capazes de mudar o ambiente de uma instituição de ensino. O papel principal da gestão de pessoas é manter todas as pessoas envolvidas nos processos motivadas, ao ponto em que todos sintam-se importantes (engajamento) para que o objetivo da instituição seja atingido, estimule a criatividade e a proatividade, e tenha uma equipe determinada a oferecer um ensino cada vez melhor.

Gestão de tempo

gestão de tempo

“Tempo é dinheiro”, já dizia Benjamin Franklin. A significativa perda de tempo acarreta em prejuízos para qualquer instituição de ensino. Quando falamos de tempo, logo lembramos de produtividade e maior eficiência, portanto, devemos nos preocupar em otimizar o tempo dos processos da instituição, adotar ferramentas/softwares que facilitem e reduza o tempo de execução das tarefas diárias, são imprescindíveis para que a instituição de ensino possa aumentar sua produtividade, reduzir os custos, e garantir um melhor funcionamento como um todo.

Antônio aprova o Sistema Galileu

agora que você já sabe o que é gestão escolar e seus principais pilares, que tal conhecer o Sistema Galileu e conferir como ele irá ajudar sua instituição a organizar todos os processos pedagógicos e financeiros, reduzir o tempo e o custo operacional, além de facilitar a captação de novos alunos e o crescimento de sua instituição ?

melhore a gestão de sua instituição