Direitos das crianças autistas na escola - GALILEU

Direitos das crianças autistas na escola

Aqui no Galileu sempre falamos sobre inclusão nas instituições de ensino, principalmente para auxiliar todos que possam vir a ter alunos com necessidades especiais em sala de aula. 

Mas sobre as crianças autistas, você sabe como lidar com suas dificuldades?

Em geral, temos a ajuda de um AT em sala de aula. Mas será que as crianças autistas necessitam de Acompanhantes Terapêuticos 100% do tempo?

É um fato que acompanhantes terapêuticos (AT) são essenciais na vida dessas crianças, logo, em sala de aula não seria diferente. 

Os AT’s garantem que a criança tenha suporte e recursos para realizar as atividades propostas pelos professores. 

Temos de ressaltar que, os AT’s não são professores particulares. Logo, são dois professores na sala com a criança especial. 

Esses dois profissionais são fundamentais e trabalham de forma colaborativa, cada um exercendo sua parte na jornada da criança. É muito amor, né?! 

Os profissionais são especializados — podem ser psicólogos, terapeutas ocupacionais ou pedagogos.

Os Acompanhantes Terapêuticos não interferem a aula caso esteja sendo feita normalmente com o aluno entendendo o assunto corretamente, e também realizam mediações para diminuir eventuais obstáculos de aprendizagem e interação, mas nunca interferindo ou fazendo pelo aluno.

O ambiente escolar precisa ser estimulante o suficiente para que a criança com autismo possa se desenvolver, mesmo com a ajuda desses profissionais. 

Quando a criança com autismo tem um acompanhamento escolar é possível garantir que ela não fique de fora da roda ou isolada na hora de explicações importantes.

Acompanhantes Terapêuticos são um direito por lei para a criança especial, e as escolas devem reconhecê-lo, garantindo que todos os alunos tenham acesso completo à educação. 

Muito legal, né?

Comece uma transformação em sua escola

Mais eficiência, produtividade e economia de tempo e dinheiro

Faça uma avaliação gratuita. Não é necessário usar cartão de crédito.

GALILEU - Software de Gestão Escolar

Contato

Suporte: suporte@sistemagalileu.com.br

Telefone: (14) 3026-6468 / (14) 3026-4669

WhatsApp Comercial: (11) 93346-2927