Personalização do Ensino

A personalização do ensino é uma abordagem de ensino e aprendizagem focada nas necessidades, aptidões e interesses de cada aluno.

Os alunos podem aprender algumas habilidades em ritmos diferentes.

Embora não seja um conceito novo, ganhou notoriedade em vários países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos da América, Austrália e Nova Zelândia.

Tem sido promovido como uma abordagem de aprendizagem essencial para preparar os jovens para as demandas do século XXI e as expectativas colocadas sobre eles pela sociedade. 

Para ter uma ideia do que venha a ser personalização do ensino, tente imaginar uma sala de aula que não tem uma abordagem de educação no “formato único”, onde todos os alunos acompanham as aulas simultaneamente.

Em vez disso, o professor orienta cada aluno em uma jornada individualizada, única para cada um, o que, quando, onde e como aprender são adaptações para atender aos pontos fortes, habilidades, necessidades e interesses de cada aluno.

A personalização do ensino, Personalized Learning (PL), ou ainda aprendizagem personalizada, é um modelo de ensino baseado nessa premissa, ou seja, o professor tem um olhar único e individualizado na sala de aula, onde as crianças aprendem de maneira diferente num ritmo diferente. 

Os alunos trabalham com seus professores para definir metas de curto e longo prazo. Esse processo ajuda os alunos a se tornarem protagonistas de sua aprendizagem.

Vitor Henrique Paro, professor da Escola de Educação da Universidade de São Paulo, define esse protagonismo como “o aluno sendo sujeito de seu próprio aprendizado.”

Em outras palavras, podemos afirmar que essa metodologia, já muito difundida nos países desenvolvidos, tem em sua base o chamado “Project Based Learning” ou aprendizagem baseada em projetos.

Os professores precisam certificar-se de que os planos de aprendizagem ou a aprendizagem baseada em projetos correspondem aos padrões acadêmicos ou aqueles exigidos pela BNCC, e se os alunos estão demonstrando as habilidades e competências que devem aprender à medida que avançam no processo aprendizagem.

Salas de aulas adequadas para esse fim, suportes e estratégias de aprendizado acessíveis precisam ser partes essenciais da personalização do ensino.

Se bem feita, todos os alunos estarão mais engajados em seu aprendizado.

E aqueles com dificuldades serão acompanhados mais de perto.

Se não for bem feito, estes alunos correrão o risco de ficar ainda mais para trás.

Modelos de Escola

Segundo Amanda Morin e Ace Parsi, especialistas em educação, necessariamente não há um padrão para a personalização do ensino.

Cada modelo estabelece parâmetros e expectativas para todos os alunos e alinha seu aprendizado a um conjunto de premissas pré estabelecidas.

Há escolas que trabalham com os perfis de alunos.

Esse tipo de escola mantém um registro atualizado que fornece uma compreensão profunda dos pontos fortes e fracos, necessidades, motivações, progresso e objetivos individuais de cada aluno.

Esses perfis são atualizados com muito mais frequência do que um boletim padrão.

E essas informações detalhadas ajudam os professores a tomarem decisões para impactar positivamente o aprendizado de cada aluno. 

O perfil também ajuda os alunos a entenderem e acompanharem seu próprio progresso.

Dá ao professor, ao aluno e, em muitas escolas, aos pais, uma maneira de saber se eles precisam mudar um método de aprendizado ou fazer alterações nas metas – antes que o aluno tenha um desempenho indesejado, Profa. Amanda Morin, pesquisadora e escritora, e Ace Parsi, especialista em política de educação do National Center for Learning Disabilities, Estados Unidos.

Algumas escolas utilizam trajetos de aprendizagem personalizados.

Esse tipo de escola ajuda cada aluno a personalizar um caminho de aprendizado que responde ou se adapta com base no seu progresso, motivações e objetivos.

Neste caso, a escola pode criar uma agenda para um o aluno com base em atualizações semanais sobre o progresso e os interesses acadêmicos.

A programação de cada aluno é única.

Mas é provável que inclua vários métodos de aprendizado, ou modalidades. 

A combinação pode incluir aprendizagem baseada em projetos com um pequeno grupo de colegas, trabalho independente em certas habilidades ou tarefas complexas e tutoria individual com um professor.

Um caminho de aprendizado personalizado permite que um aluno trabalhe em diferentes habilidades e em diferentes ritmos.

Mas isso não significa que a escola deixará um aluno ficar para trás em qualquer área.

Os professores monitoram de perto cada aluno e fornecem suporte extra caso precise.

Amanda Morin e Ace Parsi descrevem que, escolas que usam progressão baseada em competências, avaliam continuamente os alunos para monitorar seu progresso em direção a metas específicas.

Este sistema deixa claro para os alunos o que eles precisam dominar.

Essas competências incluem habilidades específicas, conhecimentos e mentalidades, como o desenvolvimento de resiliência.

Os alunos têm opções de como e quando demonstrar seu conhecimento.

Por exemplo, um aluno pode trabalhar com um professor para construir certas habilidades matemáticas em um estágio numa loja de varejo. 

O aluno pode trabalhar em várias competências ao mesmo tempo. Quando eles dominam uma, eles passam para a próxima.

Cada aluno recebe o apoio ou suportes necessários para ajudar a dominar as habilidades.

A ênfase não está em fazer um teste e obter uma nota de aprovação ou reprovação. Em vez disso, trata-se de aprendizado contínuo e de muitas chances em demonstrar conhecimento.Há escolas que utilizam ambientes de aprendizagem flexíveis.

Esse tipo de escola adapta o ambiente em que os alunos aprendem, com base em como eles aprendem melhor. Isso inclui coisas como a configuração física da classe, como o dia na sala de aula é estruturado e como os professores são alocados.

Por exemplo, as escolas podem procurar maneiras de dar aos professores mais tempo para instrução em pequenos grupos.

Não é fácil redesenhar a forma como os professores usam o espaço, o tempo e os recursos em sala de aula.

Mas esse tipo de Design Thinking (proposta de processo criativo construído de maneira coletiva e colaborativa, reunindo o máximo de ideias, perspectivas e visões diferentes) pode ajudar as necessidades dos alunos a remodelar o ambiente de aprendizagem.

O ensino personalizado é um método que inclui educar cada aluno com base em seus interesses, requisitos, habilidades e potenciais.

Oferece aos alunos a oportunidade de aprender o que desejam e naquilo que são melhores.

A educação personalizada é o futuro, tem benefícios extraordinários e ainda inexplorados para professores e alunos. No entanto, alguns aspectos o tornam um método oneroso, como o professor ter que ajustar seu ritmo, fazer muita preparação, aprender a entender as necessidades de cada aluno individualmente e mantê-lo motivado adequadamente.

O processo é demorado e o resultado pode ser comprometido se a jornada não for realizada com precisão ou caso o aluno perca o interesse.

O ensino personalizado ainda é pouco utilizado nas escolas ao redor do mundo.

Muitos aspectos ainda precisam ser explorados.

Mas essa abordagem tem o potencial de ajudar a reduzir o estigma da educação especial e atender melhor às necessidades de crianças com ampla diferença de aprendizado.

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