As diferenças entre CPF e CNPJ - GALILEU

As diferenças entre CPF e CNPJ

As diferenças entre CPF e CNPJ

Todo empreendedor ao abrir um negócio enfrenta uma dúvida corriqueira: devo usar o CPF ou CNPJ?

E antes de perguntar isso, o indivíduo deverá saber as diferenças entre eles.

Por isso, se você acha que CPF é o mesmo que CNPJ ou deseja descobrir qual é a melhor opção para você, esse artigo é para você!

Quais as diferenças entre o CPF e CNPJ?

Uma pessoa física é considerada todo ser humano, desde o dia em que nasce até o dia em que morrer, o termo CPF vem dessa definição.

A pessoa física pode utilizar o e-CPF ao invés do CPF em atividades que vão desde assinar documentos digitais até declarar o imposto de renda. Já o CNPJ, é de uso exclusivo de pessoas jurídicas, apropriado para realizar todas as obrigações corporativas. 

Já o e-CNPJ, assim como sua versão física, é de uso exclusivo de pessoas jurídicas, apropriado para realizar todas as obrigações corporativas, como enviar escrituras fiscais digitais e emitir notas fiscais eletrônicas.

Estamos nos referindo a empresas, entidades, organizações, entre outros. Usamos a sigla PJ para indicar as pessoas jurídicas que, diferentemente das pessoas físicas, tem data de início e pode ter um término também.

Direitos e obrigações

O direito a votar e ser eleito para cargos públicos é exclusivo das pessoas físicas, enquanto as pessoas jurídicas possuem além de seu nome e logotipo, o sigilo de suas informações comerciais ou industriais.

As pessoas jurídicas devem emitir nota fiscal para registrar suas transações comerciais, exceto em raros casos enquanto as pessoas físicas, apenas em casos especiais.

Fonte: https://www.luis.blog.br/diferenca-entre-pessoa-fisica-e-pessoa-juridica-cpf-e-cnpj.html

Tipos de Pessoa Jurídica

  • Pessoa Jurídica de direito Público Externo – São representações internacionais formadas por interesse comum aos Países que a compõe.
  • Pessoa Jurídica de Direito Público Interno – Órgãos públicos dos estados, municípios e União.
  • Pessoa Jurídica de Direito Privado – É o caso mais comum incluindo as associações, sociedades, fundações, igrejas, partidos políticos e as empresas em geral.

Existem diversas naturezas jurídicas para entidades empresariais, para quem está abrindo uma empresa com CNPJ, as principais opções são: Sociedade Limitada, Empresa Individual, MEI e EIRELI.

  • Sociedade Limitada: É formada por duas ou mais pessoas que se unem para criar uma sociedade empresarial mediante um contrato social. 
  • Empresa Individual: Constituída por um único sócio, que é o titular da empresa 
  • Microempreendedor Individual (MEI): Abertura de empresas para empreendedores que faturam até R$60.000,00 por ano.
  • EIRELI: Também é constituída por um único sócio, porém ele não responde pelas dívidas da empresa usando seus bens. Então, para iniciar as atividades é necessário o valor mínimo de R$ 88 mil

Comece uma transformação em sua escola

Mais eficiência, produtividade e economia de tempo e dinheiro

Faça uma avaliação gratuita. Não é necessário usar cartão de crédito.

GALILEU - Software de Gestão Escolar

Contato

Suporte: suporte@sistemagalileu.com.br

Telefone: (14) 3026-6468 / (14) 3026-4669

WhatsApp Comercial: (11) 93346-2927