A tecnologia como recurso facilitador da aprendizagem

A revolução tecnológica impactou significativamente todos os setores da sociedade, a educação não foi exceção.

A integração da tecnologia no ambiente da escola tem se mostrado essencial, não como um complemento apenas, mas como um recurso facilitador da aprendizagem.

Segue abaixo uma sinopse onde se discorre sobre a influência positiva da tecnologia na educação, citando contribuições de alguns autores e fornecendo uma variedade de exemplos de tecnologias utilizadas para potencializar a aprendizagem.

Jean William Fritz Piaget, psicólogo do desenvolvimento e um dos principais precursores da corrente construtivista, destacou a importância da interação do indivíduo com seu ambiente para a construção do conhecimento.

A tecnologia, nesse contexto, pode proporcionar experiências interativas e imersivas.

Um exemplo concreto é a realidade virtual (RV) aplicada à educação.

Plataformas de RV permitem que os alunos explorem ambientes simulados, como museus históricos ou ecossistemas, tornando o aprendizado mais envolvente e memorável.

Uma outra tecnologia, sedutora e interativa, é a RA, realidade aumentada.

É uma tecnologia que combina elementos da vida real com imagens digitais, criando uma experiência única.

Ela tem sido cada vez mais utilizada na educação, trazendo uma série de benefícios, dentre eles imersão, engajamento e interatividade.  

Alguns professores usam a RA para trazer à vida conceitos e imagens que estavam disponíveis apenas em livros ou em duas dimensões

Lev Semyonovich Vygotsky, igualmente, enfatizou a relevância da interação social na aprendizagem.

A tecnologia, ao oferecer ferramentas colaborativas, amplifica as possibilidades de intercâmbio entre alunos e professores.

Exemplo disso são as plataformas de aprendizagem online, como o Google Classroom, que possibilitam a colaboração em tempo real, compartilhamento de documentos e discussões virtuais, criando comunidades de aprendizagem além das barreiras físicas.

Howard Gardner, conhecido por sua Teoria das Inteligências Múltiplas, argumenta que cada aluno possui diferentes estilos de aprendizagem.

Nessa perspectiva, a tecnologia pode ser personalizada para atender a diversas necessidades do processo ensino-aprendizagem.

Ferramentas adaptativas, como softwares que ajustam o ritmo de ensino de acordo com o progresso individual do aluno, exemplificam como a tecnologia pode se adequar às características específicas de cada estudante.

Além destas, outras tecnologias têm se mostrado igualmente impactantes. A inteligência artificial (IA), por exemplo, desempenha um papel decisivo na personalização do ensino.

Sistemas baseados em IA já podem analisar o desempenho do aluno, identificar lacunas de conhecimento e oferecer recursos específicos para fortalecer essas áreas, promovendo um aprendizado mais eficiente e individualizado.

Outro exemplo é a utilização de plataformas de videoconferência para aulas síncronas, que promovem a interação em tempo real entre professores e alunos, mesmo em contextos de ensino remoto, proporcionando um ambiente mais próximo ao presencial.

Jogos educativos digitais podem transformar a aprendizagem em uma experiência lúdica, inovadora e cativante, incentivando a participação ativa dos alunos e estimulando o desenvolvimento de habilidades específicas de forma natural.

Por meio de narrativas interativas, desafios e recompensas, os alunos são incentivados a participar ativamente das atividades.

Essa condiçãotorna o aprendizado mais divertido e estimula o desenvolvimento de habilidades específicas de maneira orgânica.

Um exemplo prático dessa modalidade é o uso de jogos que simulam situações do mundo real, permitindo que os alunos apliquem conceitos aprendidos em situações práticas.

Por exemplo, em um jogo de matemática, os alunos podem resolver problemas relacionados a situações do cotidiano, como orçamentos domésticos, visita ao supermercado, ou planejamento financeiro.

Isso, além de reforçar o aprendizado, também mostra a importância prática das habilidades adquiridas.

Conclusão

Diante da rápida evolução tecnológica, é imperativo reconhecer o potencial da tecnologia como um recurso facilitador do desenvolvimento cognitivo.

Autores como Piaget, Vygotsky e Gardner nos oferecem bases teóricas sólidas para compreendermos a importância da interação, colaboração e personalização na educação.

Exemplos práticos, como o uso de realidade virtual e aumentada, plataformas online colaborativas, inteligência artificial, gamificação e videoconferência, ilustram como a tecnologia está transformando, efetivamente, o cenário da educação, capacitando estudantes e preparando-os para os desafios de um mundo cada vez mais digitalizado.

A busca contínua por inovações e a integração cuidadosa da tecnologia no ensino são essenciais para maximizar seu potencial como facilitadora do processo educacional.


Maurilio Jarduli é colunista do Blog GALILEU, atuou como Conselheiro Pedagógico por 15 anos, e é pós-graduado em Gestão Estratégica/Governança Corporativa – USP.

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