Entre Likes e Limites: O Desafio do Uso Saudável das Telas na Escola e em Casa

Entre Likes e Limites: O Desafio do Uso Saudável das Telas na Escola e em Casa

Explore os benefícios e riscos do uso de dispositivos eletrônicos na infância e adolescência e descubra estratégias efetivas para promover equilíbrio, segurança e saúde digital nas instituições de ensino e no ambiente familiar.


O acesso à tecnologia e às telas está cada vez mais precoce. Em casa ou na escola, smartphones, tablets, computadores e televisores compõem uma paisagem inevitável no cotidiano de crianças e adolescentes.

O universo digital pode ser fonte inesgotável de conhecimento, conexão, criatividade e expressão. Mas, sem a mediação adequada, também acarreta riscos para o desenvolvimento, afetando atenção, sono, saúde mental, relações sociais e até o rendimento escolar.

Diversas pesquisas recentes apontam que o tempo excessivo diante das telas pode trazer impactos negativos à saúde física e emocional.

Autores como Sherry Turkle e Howard Gardner já discutem, há anos, como o universo digital reconfigura relacionamentos, cognição e até identidade.

No cenário nacional, organizações como a Sociedade Brasileira de Pediatria já recomendam limites bem definidos para o uso de telas em diferentes faixas etárias.

Oportunidades das telas: conexões, criatividade e inclusão


Apesar dos desafios, é importante reconhecer o valor das telas quando utilizadas de modo responsável e com objetivos claros.

Plataformas digitais podem ser aliadas do ensino, promovendo o engajamento dos estudantes, diversificação de linguagens e o desenvolvimento de competências digitais essenciais para o século XXI. Aplicativos, jogos educativos, videoaulas, podcasts e simuladores ampliam a experiência pedagógica, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Além disso, para muitos estudantes com deficiência, recursos digitais de acessibilidade são fundamentais para garantir inclusão, participação ativa e autonomia na vida escolar.

O problema não está nas telas, mas na falta de limites


Especialistas como Daniel Becker e diversos profissionais do campo educacional reforçam: o desafio não é demonizar a tecnologia, e sim aprender a usá-la com consciência.

O excesso de tempo em frente aos dispositivos pode gerar prejuízos ao sono, sedentarismo, baixa qualidade das interações e aumento de quadros de ansiedade ou dependência digital – especialmente quando o consumo é solitário e desassistido.

Estabelecer limites saudáveis para o uso das telas não é tarefa fácil, sobretudo diante de contextos em que a própria dinâmica familiar ou escolar se apóia em recursos digitais para informar, mediar conflitos e entreter.

O papel da escola é ampliar o debate, conscientizar famílias e promover rotinas equilibradas.

Como promover o uso saudável das telas?


Profissionais de educação e saúde digital têm sugerido algumas práticas fundamentais para que a tecnologia cumpra seu papel de aliada e não de vilã no desenvolvimento infantil e adolescente:

Definir e comunicar regras claras em casa e na escola. Limites de horário, tipos de conteúdo e contextos para uso dos dispositivos precisam ser estabelecidos com o envolvimento das crianças.


Oferecer alternativas atraentes ao uso das telas. Espaços para brincadeiras ao ar livre, oficinas presenciais, rodas de conversa, leitura e esportes são fundamentais para equilibrar a rotina.


Estimular o uso criativo e produtivo das ferramentas digitais. Produção de vídeos, podcasts, blogs e projetos colaborativos tornam o tempo “conectado” muito mais significativo.


Supervisionar e dialogar constantemente sobre os riscos e benefícios da navegação online. A educação para cidadania digital e o uso seguro da internet devem ser temas frequentes nas conversas em casa e na escola.


Favorecer momentos de desconexão. Pausas regulares, refeições e encontros presenciais sem aparelhos digitais reforçam o valor das relações e do cuidado consigo e com o outro.


O papel da escola: formar para o equilíbrio na era digital


Mais do que apenas limitar, é preciso educar para o uso consciente das tecnologias.

O currículo escolar precisa contemplar discussões sobre ética digital, segurança, cyberbullying e exposição de dados pessoais – temas que se mostram urgentes diante dos desafios contemporâneos.

Professores e gestores devem atuar como mediadores ativos, propondo projetos pedagógicos que integrem tecnologia, mas também orientando sobre os riscos e os cuidados necessários.

A parceria entre escola e família é indispensável para garantir uma rotina equilibrada e saudável, valorizando tanto as potencialidades do universo digital quanto as experiências fora das telas.

O futuro é híbrido e consciente


Crescer, estudar e se relacionar no século XXI exige da escola e das famílias novas formas de acompanhamento, escuta e presença.

Se for bem conduzido, o diálogo entre mundo online e offline torna crianças e adolescentes mais críticos, criativos, éticos e protagonistas das próprias escolhas.


O uso das telas pode ser um poderoso caminho para aprendizagem, expressão e inclusão, desde que acompanhado de limites claros, orientação responsável e participação ativa da escola e das famílias.

Formar cidadãos digitais conscientes é um dos grandes compromissos da educação do nosso tempo.