O início da utilização do GALILEU, basicamente divide-se em 8 passos principais, os quais irão lhe auxiliar na gestão de sua instituição de ensino. São eles:

1 CADASTRO DE UNIDADES (Seguir caso a instituição possua mais de uma unidade, polo, ou franquia)

2 CADASTRO DE PRINCIPAIS DIAS DE VENCIMENTO

3 CADASTRO DE JUROS E MULTA PADRÃO

CADASTRO DE CURSOS

5 CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO (Regras de aprovação e reprovação das turmas)

6 CADASTRO DE TURMAS

7 CADASTRO DAS TABELAS DE PREÇOS DAS TURMAS

8 CADASTRO DOS ALUNOS E RESPONSÁVEIS FINANCEIROS

9 GERAR OS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

GERAR DIÁRIO DE CLASSE

Para que seja possível gerar o diário de classe no sistema são necessários apenas 2 cadastros, são eles: O cadastro de HORÁRIO DA TURMA e o cadastro do CALENDÁRIOS DA UNIDADE.

O cadastro de HORÁRIO DA TURMA pode ser feito de 2 formas, são elas:

Quando o horário da turma estiver definido como “Horário Semanal Padrão (Onde o horário de todas as semanas são iguais)” que é utilizado quando a instituição utiliza o mesmo horário até o fim do curso, é necessário que seja cadastrado também o calendário da unidade. Este cadastro é realizado no menu ACADÊMICO-> CALENDÁRIO DA UNIDADE.

hor 1

Quando o horário da turma estiver definido como: “Horário Por Data, modelo de Agenda (Informe as disciplinas que serão ministradas numa determinada data)” que é utilizado quando a instituição não segue um horário fixo. Exemplo: Essa semana na segunda-feira tem disciplina X e segunda-feira da semana seguinte terá aula da disciplina Y, neste caso não é necessário o cadastro do calendário da unidade, pois já estarão especificados no horário da turma os dias letivos.

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Feito o cadastro do Horário da turma será necessário cadastrar o CALENDÁRIO DA UNIDADE.

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Para maiores informações sobre o cadastro do CALENDÁRIO DA UNIDADE clique aqui.

Para maiores informações sobre o cadastro de HORÁRIO DAS TURMAS clique aqui.

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Essa funcionalidade permite que seja cadastrado as lições de casa para os alunos visualizarem no app,  contendo informações sobre o que deve ser feito e a data em que deve ser entregue.

O acesso é pelo menu Turma -> Avaliação -> Lições de Casa.

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Para cadastrar uma lição de casa, clique no botão NOVO.

Licao-Novo

Será apresentada a tela de cadastro conforme imagem abaixo:

NovoLicaoCasa

Selecione o Curso, a Turma, a Disciplina e o Professor.

Informe a Data de Entrega e preencha o campo Descrição da Tarefa com as atividades que os alunos devem realizar.

Após isso, clique no botão SALVAR. Pronto!Lição de casa enviada para os alunos da turma.

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Para alterar uma lição de casa cadastrada, realize uma pesquisa e clique no ícone Editar:

EditarLicao

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Para excluir uma lição de casa, clique no ícone Excluir.

ExcluirLicao

O sistema irá direcionar para a tela de confirmação. Tendo certeza da exclusão, clique no botão EXCLUIR. A lição de casa será removida e não mais exibida no app.

Cardapio-novo

Essa funcionalidade permite realizar o cadastro de cardápios com as refeições a serem servidas para as turmas da unidade. O que for cadastrado será exibido no aplicativo do aluno.

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Para realizar o cadastro de cardápios, acesse o menu Acadêmico -> Cardápio.

Será apresentado a tela de Pesquisa com o botão Novo. Clique no botão Novo.

Cardapio-novo

Selecione um Curso. Nesse momento, será exibido as turmas pertencentes ao Curso.

Selecione uma ou mais turmas e preencha o campo Nome com o respectivo nome do seu cardápio. Ex: Cardápio do Ensino Fundamental Matutino.

Selecione o Período em que o cardápio será servido. Pode ser por uma data específica ou por um período.

Em seguida, você pode anexar uma imagem do cardápio ou descrever as refeições que serão servidas.

Para finalizar, clique no botão SALVAR localizado junto ao nome da tela. O novo cardápio cadastrado deverá ser exibido na tela de pesquisa para que seja consultado, alterado ou excluído.

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Para alterar o cardápio, na tela de pesquisa preencha os campos e clique no botão Localizar. Em seguida, no registro desejado clique no ícone Editar.

EditarCardápio

Na tela de edição que abrir, altere os campos desejados e clique no botão SALVAR.

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Para excluir o cardápio, clique no ícone Excluir.

CardapioExcluir

Caso tenha alguma dúvida entre em contato com o suporte.

Para emissão de Notas Fiscais existem 2 possibilidades. A Primeira seria pelo menu FINANCEIRO-> CONTAS A RECEBER -> CONSULTAR CONTAS A RECEBER. Neste menu informe o período que desejar gerar as notas.

Feito isso, basta marcar a opção TODOS, ou selecionar as contas desejadas. Ao selecionar uma ou mais contas, o botãoaçoes será modificado para ac1, então, clique no botão e depois na opção de Preparar notas.

11

 

A segunda opção seria para emissão de notas específicas, no caso de uma ou mais contas de um cliente somente. Para isso, acesse o menu CLIENTES-> CADASTRO DE CLIENTES-> CONSULTAR CLIENTES, feito isso localize o cliente e clique no ícone de s para acessar o financeiro do mesmo.

No financeiro do cliente terá a opção em frente a cada conta para emissão das notas. Além de um ícone de validação quando a conta já possui uma nota emitida.

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Para emitir a nota basta clicar no botão azul e depois em Gerar NSF-e.

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Ao clicar no botão será aberta uma nova janela com as informações da emissão da nota. A baixo você terá a opção de Preparar a nota para ser emitida depois por outro menu, ou emitir diretamente essa nota para o site da prefeitura.

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Para emitir as notas que foram preparadas pela 1ª ou 2ª opção acesse o menu FINANCEIRO-> NOTA FISCAL ELETRÔNICA-> TRANSMITIR NOTAS PREPARADAS PARA TRANSMISSÃO. Selecione a(as) conta(as), ou então marque TODOS e clique em TRANSMITIR NOTAS.

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Feito isso a nota será emitida automaticamente par ao site da prefeitura e o cliente receberá uma notificação no e-mail informando sobre a nota emitida.

Caso tenha qualquer dúvida relacionada a essa publicação, basta entrar em contato em um de nossos canais de atendimento.

Quando se gera um diário de classe ou acessando o menu de registro de notas/frequência e a lista de alunos aparece vazia, isso é resultado de alguma alteração na grade de disciplinas da turma após os alunos serem matriculados nela.

Para que todas as matrículas da turma recebam as alterações das disciplinas, é necessário utilizar a opção de atualizar a grade curricular, no cadastro da turma pelo menu TURMA-> CADASTRO DE TURMA, clique em EDITAR no cadastro de turma, marque a opção “Atualizar Grade Curricular das Matrículas ao salvar essa turma” e clique em SALVAR:

matriculas


Para mais detalhes sobre o Diário de Classe, CLIQUE AQUI.

Para mais detalhes sobre lançamento de notas e faltas, acesse:

CADASTROS NECESSÁRIOS PARA LANÇAMENTO DE NOTAS E FREQUÊNCIA

REGISTRO DE NOTAS E MÉDIA DO ALUNO

1 – Para que seja possível realizar o lançamento de notas e frequência dos alunos, tanto no ambiente administrativo quando nos portais dos professores,

são necessários alguns cadastros anteriores, para saber mais acesse: CADASTRO NECESSÁRIOS PARA LANÇAR NOTAS E FREQUÊNCIA.

2 – Como lançar notas?

As notas podem ser lançadas pelo menu TURMA-> AVALIAÇÃO-> NOTA-> REGISTRO DE NOTA (PARA CALCULO AUTOMÁTICO DE MÉDIA).

Para saber mais detalhes acesse: LANÇAMENTO DE NOTAS.

3 – Como lançar faltas?

A frequência do aluno pode ser registrada pelo menu TURMA-> AVALIAÇÃO-> FREQUÊNCIA-> REGISTRO DE FREQUÊNCIA.

Para saber mais detalhes acesse: LANÇAMENTO DE FREQUÊNCIA.

4 – Como cadastrar modelo de fórmula de cálculo de média?

Para cadastrar a fórmula acesse o menu: CURSOS -> CADASTRO DE FÓRMULA PARA CÁLCULO DA MÉDIA e clique no botão NOVO para cadastrar uma nova fórmula.

Para mais detalhes acesse: CADASTRO DE FÓRMULA.

Ou cadastrar um modelo de fórmula, para ser vinculado a mais de um professor/turma, pelo menu CURSOS-> CADASTRO DE MODELO DE FÓRMULAS PARA CÁLCULO DE MÉDIA e clicar em NOVO.

Para saber mais detalhes acesse: CADASTRO DE MODELO DE FÓRMULA.

 

 

1 – Como gerar histórico, boletim, declaração, ou outros documentos?

Documentos como histórico, boletim e declaração do aluno, você pode encontrar no menu ALUNO E MATRÍCULA-> IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS.

2 – Como gerar relatório de alunos por turma?

Esse relatório pode ser gerado no menu TURMA-> RELATÓRIOS-> ALUNOS DE UMA TURMA. Nessa tela você pode filtrar os alunos por curso e turma, e selecionar quais campos deseja que sejam exibidos no relatório.

3 – Como gerar relatório de alunos ativos/matriculados?

Através do menu ALUNO E MATRÍCULA-> RELATÓRIOS é possível ter acesso a diversos relatórios com informações sobre os alunos.

1 – Como gerar login/senha para o professor?

Para cadastrar um login e senha para o professor acessar o portal, basta acessar o menu ACADÊMICO > PROFESSORES > SENHA DO PORTAL DO PROFESSOR,

localize o professor e clique no botão de EDITAR.

Para mais detalhes acesse: GERAR SENHA DO PROFESSOR.

2 – Como adicionar um professor na turma?

Basta acessar o cadastro dessa turma, no menu TURMA -> CADASTRO DE TURMAS, localize essa turma e clique em EDITAR na turma.

Após isso, clique em ADICIONAR PROFESSOR(ES) a frente da disciplina para localizar o professor e adicionar nessa disciplina, depois disso só clicar em SALVAR.

Para mais detalhes, acesse: ADICIONAR PROFESSOR NA TURMA.

3 – Lançamento de notas/frequência pelo portal do professor.

Para que seja possível realizar o lançamento de notas e frequência dos alunos, tanto no ambiente administrativo quando nos portais dos professores,são necessários alguns cadastros anteriores,.

Para mais detalhes, acesse: CADASTROS PARA LANÇAR NOTAS.

1 – Como gerar senha para o aluno?

Para gerar senha dos alunos, basta acessar o menu ACADÊMICO->PORTAL DOS ALUNOS->GERAR/IMPRIMIR SENHA DO ALUNO e selecionar o curso e turma para gerar as senhas.

Para mais detalhes acesse: COMO GERAR SENHA PARA O ALUNO.

2 – Como gerar senha para o responsável?

Para gerar senha dos responsáveis, basta acessar o emnu ACADÊMICO->PORTAL DOS ALUNOS->GERAR/IMPRIMIR SENHA DO PORTAL DOS PAIS e selecionar o curso e turma para gerar as senhas.

Para mais detalhes acesse: COMO GERAR SENHA PARA OS RESPONSÁVEIS.

1 – Como matricular um aluno na turma?

A matrícula pode ser feita de 2 formas:

Você pode matricular um aluno em uma turma pelo menu ALUNO E MATRÍCULA-> MATRÍCULA, clique em NOVO, localize o aluno e a turma, após isso basta clicar em SALVAR. Dessa forma, o aluno é apenas matriculado na turma.

Você também pode gerar um contrato para o aluno nessa turma, pelo menu menu CLIENTES-> CONTRATOS-> GERAR CONTRATO PARA UM ALUNO,  selecione o aluno desejado e clique em NOVO CONTRATO.

Para mais detalhes acesse: COMO GERAR CONTRATO

2 – Como cancelar/inativar ou excluir uma matrícula?

Você realizar esses procedimentos pelo menu ALUNO E MATRÍCULA-> MATRÍCULA, localizando a matrícula do aluno e clicando em EDITAR. Após isso, altere de MATRICULADO para MATRÍCULA CANCELADA.

Para mais detalhes acesse: COMO CANCELAR UMA MATRÍCULA

3 – Como remanejar um aluno de turma?

Para alterar o aluno de turma, basta acessar o menu ALUNO E MATRÍCULA-> MATRÍCULA, localize a matrícula do aluno, clique em EDITAR, altere a situação da matrícula de MATRICULADO para REMANEJADO PARA OUTRA TURMA e selecione a turma de destino do aluno.

Para mais detalhes acesse: COMO REMANEJAR UM ALUNO DE TURMA